 |
|
COMO O CONSUMO DE FIBRAS INFLUENCIA A DIGESTÃO?
|
A idéia de que as substancias contidas no bolo fecal podem ser absorvidas pelo intestino vem do século XVI(AC) e alcançou seu apogeu no século XX quando dizia-se que esta era a doença mais difundida no mundo desenvolvido. Nesta época um cirurgião inglês dizia que esta era a causa de todas as doenças crônicas da civilização.
A fibra liga-se à água, mas esta propriedade perde-se quando é dividida e absorvida. Apenas a fibra que é pobremente dividida por bactérias, como o farelo, retém a sua capacidade para ligar-se à água. Este dado acaba complicando a interpretação de estudos sobre ingestão de fibra dietética.
Não há qualquer dúvida que a fibra dietética aumenta o tamanho, a freqüência das fezes, além de diminuir sua consistência em pessoas saudáveis. Também há uma redução do tempo de trânsito médio e um aumento do peso médio das fezes durante o tratamento com farelo de trigo.
Num estudo com um produto de fibra, menos de metade dos doentes com intestino preguiçoso respondeu. As pessoas também foram avaliadas com relação ao tempo de trânsito. Constatou-se que as fibras resolveram o problemas apenas das pessoas que não as consumiam, as pessoas que já tinham uma dieta regulada e tinham o intestino preguiçoso não foram curadas com o aumento do consumo de fibras.
Em conclusão, não deve assumir-se que uma dieta pobre em fibra seja a causa de um intestino preguiçoso, mas pode ser um fator que contribui num subgrupo. Pode ajudar alguns om uma dieta rica em fibras, mas muitos que tem este problema mais grave ficam com seus sintomas mais agravados quando se aumenta a ingestão de fibra dietética.
Publicação original:
"Myths and Misconceptions About Chronic Constipation", Müller-Lissner et al. The American Journal of Gastroenterology 2005; 100: 232-242. |
|
|