Intestino Preso

O que é?

O que é intestino preso?

Ter um intestino preguiçoso é muito desconfortável e pode interferir seriamente em nossas vidas. Isso acontece quando, por uma razão ou outra, o sistema digestivo de uma pessoa não funciona como deveria. Nesta seção você poderá se informar sobre esse problema e como ele pode ser tratado.

Sintomas do intestino preso

É importante lembrar que você não precisa necessariamente ir ao banheiro ao menos uma vez por dia. Algumas pessoas precisam ir ao banheiro apenas três vezes durante a semana; outras, três vezes ao dia. Considera-se que uma pessoa tem intestino preguiçoso quando:

  • Vai menos de três vezes por semana ao banheiro;
  • Precisa fazer muita força para evacuar;
  • Produz fezes duras e/ou fezes ressecadas.

Tipos de prisão de ventre

Pessoas diferentes sofrem com intestino preso de diversas formas. É importante entender o que causa a sua prisão de ventre, pois só assim você poderá tratá-la da melhor forma.

O problema ocasional: prisão de ventre aguda

A prisão de ventre aguda é temporária, ocorre repentinamente e costuma ser uma reação a um acontecimento particular. O intestino grosso é um órgão muito sensível e pode reagir a diversas influências externas reduzindo ou parando seu movimento peristáltico normal. Isso pode acontecer quando nossa rotina é alterada – como, por exemplo, uma viagem ou mudança de emprego, e também pode acontecer ao administrarmos um novo medicamento: alguns medicamentos podem causar, como efeito colateral, o intestino preso.O intestino grosso pode também reagir aos próprios hormônios do organismo, como acontece com as mulheres durante a menstruação ou a menopausa. Além disso, a prisão de ventre pode acontecer também devido a alguma obstrução no intestino, que por ter uma gravidade variável e exige atenção médica.No caso de dores estomacais ou sangue nas fezes, consulte seu médico imediatamente. 

O problema persistente: prisão de ventre crônica

Em algumas pessoas, o intestino grosso não funciona corretamente, prejudicando sua tarefa de absorção de água, sais minerais e outros nutrientes, e a eliminação do bolo fecal. Esse problema pode ocorrer por uma série de fatores. Algumas doenças podem fazer com que o intestino preguiçoso seja um problema crônico, por necessitarem de tratamento contínuo, podendo alterar as funções naturais do intestino. Algumas vezes, porém, as causas da prisão de ventre estão ligadas ao estilo de vida de cada um:pessoas que trabalham bastante, por exemplo, não encontram tempo para praticar exercícios físicos, além de ingerir pouca água e fibras. Seu intestino grosso pode sofrer com as consequências de uma má alimentação.

Intestino preso ou funcionamento normal?

Algumas vezes, as pessoas acham que seu intestino não funciona como deveria quando na realidade não é isso. É simplesmente o corpo seguindo seu ritmo natural, o que pode resultar em alguns dias sem idas ao banheiro. Especialmente após tomar um laxativo você pode ficar algum tempo sem ir ao banheiro. Tal fato acontece porque o seu intestino grosso ficará sem resíduos para serem eliminados por um certo período depois que o efeito laxativo ocorreu.